A Prefeitura Municipal de São Cristóvão ainda não faz parte dos mantenedores do importantíssimo Hospital Regional de São Cristóvão. Este é exatamente o mesmo texto escrito pela Rw News há aproximadamente três anos emeio, quando o então prefeito de São Cristóvão (SE), Marcos Santana, era o diretor presidente do hospital Senhor dos Passos que fica localizado à Av. Paulo Barreto de Menezes no centro do município.
De lá pra cá, passaram-se mais de três anos e a situação do hospital é uma das mais triste e realista. Em entrevista concedida à época a Rw News, Marcos Santana chegou a afirmar que desde o início da gestão (de Rivanda e Jorjão) que o hospital não conseguiu firmar parceria com a prefeitura.
Aproximadamente dois anos e meio da atual gestão de Marcos Santana (ex-diretor do Hospital) e mesmo com a aprovação do Conselho Municipal de Saúde de R$: 40.000,00 (quarenta mil reais), o único apoio é ambulância de remoção simples com o motorista, que o gestor disponibilizou.
O hospital já mostra às marcas do cansaço por não ter uma receita oriunda da prefeitura e está à beira de dar entrada na UTI.



Passaram-se dois anos e quatro meses, e mesmo sem o apoio por parte de quem um dia pediu socorro (Marcos Santana), e estando hoje na condição de prefeito, virou as costas para o hospital, o Gigante da Saúde Sancristovenses presta os mais diversos serviços sem o apoio merecido da prefeitura.
Segundo o “Programa de Governo 2017 – 2020” de Marcos Santana, que tinha como slogan “Construindo Um Tempo Novo”, o Hospital Senhor dos Passos ate foi citado como uma das promessas de campanha:
SAÚDE
– Resgatar convênio com o Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos, incluindo a Rede SUS local para garantir atenção integrada aos cidadãos.
Marcos Santana já está nos anos finais de sua gestão e não cumpriu com as promessas de campanha.
O vereador Lilo Abençoado usou a tribuna da Câmara de Vereadores de São Cristóvão e exibiu a entrevista feita por J. Sousa com o ex-gestor do Hospital. Lilo cobrou que o prefeito cumprisse com a palavra, já que Marcos havia pedido ajuda ao Ministério Público e hoje calou-se e não fez o convênio com o hospital.
Assista o vídeo da denuncia
Já a assessoria de comunicação da prefeitura, informou que a tramitação ainda está em curso. E que a gestão estaria negociando repasse, comprovações etc.
Se possível, acrescente que a prefeitura apresentou a demanda de oferta de serviços que precisamos e o Hospital não deu resposta de pode atender ou o que pode atender. Não podemos fazer repasse sem contrato ou sem comprovação.
Infelizmente, estamos a mercê da organização burocrática do Hospital
Matéria atualizada às 8h29 desta segunda-feira (16), para acrescentar informações da assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Saúde Cristóvão.