• Hoje: quarta-feira, julho 18, 2018

VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em São Cristóvão

phpThumb_cache_www.saocristovao.se.gov.br_srcfb423382b3ea830edff6f54a98abeb70_parde53b6ede8c6b8e91f2d7d859ea4001f_dat1501047714
Redação Rw News
julho26/ 2017

São Cristóvão realiza até esta quarta-feira, 26, a “VII Conferência Municipal de Assistência Social”, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Grande Rosa Elze.  O evento reúne entidades governamentais, organizações da sociedade civil e usuários do Serviço Único da Assistência Social (SUAS). Tem como objetivo ser um espaço de debate e sistematização das demandas da assistência social, priorizando-se a participação popular nas definições das principais questões relacionadas à promoção e à execução das políticas públicas para a área. 

 

A VII Conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), e tem como diretriz a garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS. Na programação, debates de eixos programáticos, grupos de trabalho e atividades lúdicas e culturais. 

 

Presente à abertura do evento, que ocorreu na tarde de terça-feira, a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Fernanda Santana, destacou a importância da atividade na efetivação das políticas públicas no município e valorizou a representatividade popular na definição de ações que resultem em melhorias para os sancristovenses. “Estes espaços têm um papel fundamental nos debates e na construção de uma gestão participativa, foco central da administração municipal. É justamente o que estamos vivenciando neste momento: tendo em sua maioria a presença de usuários do SUAS, podemos testemunhar mais um passo dado na consolidação do Sistema Único de Assistência Social no município de São Cristóvão”, frisou. 

 

Empoderamento  

 

A secretária de Assistência Social e do Trabalho representou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, na abertura do evento. O momento contou ainda com a presença de representantes do governo estadual, da UFS, da Câmara Municipal de São Cristóvão e de entidades não-governamentais. Além dos debates, os participantes do primeiro dia da VII Conferência ainda tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação cultural organizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

As conferências municipais acontecem a cada dois anos e é neste espaço que a política da assistência social é discutida, sistematizada e implantada para o biênio. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gilvânia de Souza, pré-conferências antecederam à atividade, quando foram apresentadas diversas demandas pelos conselhos, trabalhadores e usuários dos equipamentos da assistência social. “Foi um processo participativo, trazendo, portanto, uma forte representação das demandas da população à conferência municipal”, argumentou.

 

Para o educador social Marcos Antônio Neves, a forma como está sendo conduzido o processo estimula a participação e empodera a população. “Creio que os diálogos continuarão, o que trará resultados positivos para a comunidade local. Vejo que a política de assistência social em São Cristóvão está fluindo”. Opinião compartilhada pela conselheira tutelar Rosana Vieira: “Estas iniciativas são muito importantes, porque criam uma rede que facilita o nosso trabalho”, destacou. 

 

Vale ressaltar que as discussões ocorridas na conferência municipal resultarão nas propostas do município para a Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá no segundo semestre. Também serão eleitos os seis delegados que representarão São Cristóvão na instância estadual.  

 

Programação de quarta-feira, 26

 

Manhã (a partir das 8h)- Apresentação dos eixos programáticos e trabalho em grupo

 

Tarde (a partir das 13h30) – Continuação dos trabalhos em grupo, apresentação e votação das propostas, eleição dos delegados. Encerramento previsto para as 17h30.

 

Da Redação com Ascom/PMSC

 

Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner