• Hoje: sexta-feira, dezembro 15, 2017

Urgência 24 horas X Unidades Básicas de Saúde: saiba a diferença

D
Redação Rw News
novembro27/ 2017
Com uma rede municipal de saúde composta por 17 Unidades de Saúde e uma Urgência 24 horas, a Prefeitura de São Cristóvão oferece serviços de pediatria, clínico geral, ginecologista e dispensação de medicamentos. Reaberta no último dia 20, a Urgência 24 horas do Eduardo Gomes atende uma demanda da população e fortalece a rede de assistência do município, que passou a atender pacientes de risco.
Para otimizar o atendimento e o tempo de espera dos pacientes, a Prefeitura ouviu a secretária de Saúde, Joélia Santos sobre as diferenças de procedimentos entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família e Urgência 24 horas.
Joélia explicou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) são popularmente conhecidas como postos de saúde. São locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, os atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, em odontologia, ter acesso a medicamentos e outros atendimentos primários. As Unidades Básicas de Saúde resolvem 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável e promovem hábitos saudáveis de vida.
Já uma Unidade de Urgência 24h é responsável por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS. Nessa unidade, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado para casa, contra-referenciado para a UBS e ou USF mais próxima de sua casa, permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência, que pode ser local, regional ou de maior complexidade a depender do tipo de leito necessário para garantir a segurança do cuidado ao paciente.
 “Não pode existir disputa entre elas e muito menos qualquer tipo de não priorização das Unidades Básicas de Saúde por termos uma nova Unidade de Urgência 24 horas. As UBS e as USF atendem o conjunto do território, o conjunto das localidades onde as pessoas vivem e trabalham. Elas devem conhecer as pessoas, não só a sua família, os seus hábitos, mas o ambiente e o local onde vivem para agir nos vários determinantes de saúde, com forte ação da prevenção, na promoção em saúde e no acompanhamento continuado do tratamento das pessoas. É nas UBS e USF que garantimos o acompanhamento adequado dos hipertensos e dos diabéticos. Por meio delas, estamos ajudando, também, a reduzir a incidência da tuberculose e da hanseníase no nosso município”, informou.
Outro diferencial é o horário de atendimento. As UBS e USF funcionam somente durante o dia. Já a Urgência fica aberta 24 horas. “Ninguém escolhe a hora para sentir algum problema de saúde ou adoecer. Na Urgência 24h, as pessoas podem ter um pronto-atendimento para resolver problemas pontuais que apareceram naquele momento. Elas estão lá para aliviar o sofrimento, iniciar o cuidado à saúde e a mudança de hábitos de saúde. Elas funcionam 24h por dia e têm uma relação direta com o Samu 192, para caso seja necessário encaminhar para o hospital. Têm, inclusive, leitos de observação para casos mais críticos que precisam ter uma observação continuada. Ou seja, elas reduzem o tempo de espera de quem vive perto delas e reduzem a lotação dos hospitais dos prontos-socorros de uma cidade ou de uma região”, explicou.
Da Redação com Ascom/SC
Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner