• Hoje: quarta-feira, abril 25, 2018

Serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação chega a Sergipe

images (1)
J. Sousa
março28/ 2018

O Centro de Valorização à Vida (CVV), uma Organização Não Governamental que presta relevantes serviços de prevenção ao suicídio, passará a atender ligações telefônicas sem custo  pelo número 188. O serviço é gratuito e 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados e já era acessível à população de 16 unidades da federação.

Essa é a terceira fase de expansão do 188, operado pelo CVV (www.cvv.org.br) fruto de um convênio com o Ministério da Saúde. Os estados contemplados nessa fase são: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Desde que iniciou o funcionamento do 188, o CVV viu o número de atendimentos dobrar, chegando a 2 milhões em 2017.

Capacaitação – O atendimento é feito exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados. Atualmente são mais de 2.400 voluntários e a entidade oferece constantemente cursos para quem busca o voluntariado, com agenda atualizada em seu site: www.cvv.org.br/voluntario .

Para saber se seu estado já possui o 188, consulte o site do CVV (www.cvv.org.br). O CVV prevê cobrir todo o território nacional com o 188 ainda no primeiro semestre deste ano.

Sobre o CVV – O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.400 voluntários pelos telefones 188 ou 141 (de acordo com a região), pessoalmente (nos 85 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype, e-mail ou carta.

Sobre o suicídio – O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão –

Para saber mais acesse o site: www.setembroamarelo.org.br

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner