• Hoje: segunda-feira, dezembro 11, 2017

Saúde do homem: São Cristóvão inicia ações do “Novembro Azul”

foto0000
Redação Rw News
novembro01/ 2017
São Cristóvão deu início nesta quarta-feira (1º) às atividades do “Novembro Azul”, mês internacionalmente dedicado às ações de prevenção ao câncer de próstata e aos cuidados com a saúde do homem. A abertura ocorreu pela manhã, na Unidade da Saúde da Família (USF) Dr. José Raimundo Aragão, no Alto da Divinéia, na sede, e contou com as presenças do prefeito Marcos Santana, da secretária de Saúde, Joélia Silva Santos, servidores municipais e moradores da região.
De acordo com o gestor sancristovense, o “Novembro Azul” reforça os cuidados com o público masculino, segmento que culturalmente apresenta resistência à saúde preventiva. “O ‘Novembro Azul’ nos lembra de que precisamos reservar um tempo para cuidar da nossa saúde. Não somos super-homens, não podemos crer que nada nos afetará, é nossa responsabilidade buscar uma vida saudável, com qualidade. Solicito que levem esta mensagem ao maior número possível de amigos, que multipliquem esses cuidados. Da parte da prefeitura, fazemos a nossa parte. Sabemos que ainda não temos as condições ideais, mas tenham certeza de que estamos trabalhando para construirmos uma saúde de referência no Estado de Sergipe”, frisou Marcos Santana.
Segundo a secretária Joélia Santos,  o “Novembro Azul” dá prosseguimento às diversas ações que estão sendo desenvolvidas em São Cristóvão, viabilizando o projeto de saúde preventiva, humanizada e acolhedora defendido pela atual gestão.  “Encerramos o ‘Outubro Rosa’, voltado à saúde da mulher, e já começando as atividades do ‘Novembro Azul’, que buscam despertar o homem para a responsabilidade de ter uma maior atenção com a sua saúde, compreendendo a necessidade cuidar de si para cuidar dos outros”, pontuou.
 
Prevenção 
Além da pré-consulta para marcação do exame de próstata, os serviços ofertados nesta quarta-feira na USF Dr. José Raimundo Aragão também incluíram aferição de pressão, exames de glicemia, palestras e ações sociais e culturais. A programação será estendida às demais unidades do município, tanto na sede quanto no Grande Rosa Elze.
Todos esses cuidados são bem-recebidos pela população sancristovense. O pedreiro João Silva, morador do Alto da Divinéia, fez questão de chegar cedo à unidade para participar das atividades. “Temos que valorizar esse tipo de acontecimento, porque é uma oportunidade para a gente se prevenir das doenças e ter uma vida melhor. O homem ainda é muito preconceituoso. Já passo a hora de acabar com esse preconceito. É bobagem. Temos que viver bem, com saúde”, avaliou.
 
Você sabia que…
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer.
Da Redação com Ascom/SC
Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner