• Hoje: sexta-feira, novembro 15, 2019

Rw News e vereador mostram irregularidades em creche de São Cristóvão

IMG_20191015_162406
J. Sousa
outubro15/ 2019

A Rw News acompanhou o vereador Lilo Abençoado em uma vistoria surpresa na creche Nilza de Oliveira, que fica localizado no Alto do Santo Antônio, centro do município. A visita de fiscalização foi realizado na última sexta-feira (11), no horário da manhã e contou com a presença do assessor do parlamentar que já foi um dos melhores conselheiro tutelar de São Cristóvão.

De início a Rw News revela que nas dependências do prédio comportam uma creche, o jardim I e II e o ensino do 1º, 2º e 3º ano. Foram encontrandos e registrados alguns problemas estruturais.

Os problemas encontrados pelo vereador Lilo Abençoado e Rw News, foram: brinquedo quebrado e enferrujado; dois extintores de incêndio vencidos, um há 4 anos e o outro sem etiqueta de validade, outros que não estavam nos locais visíveis e disponíveis como determinar a Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar; infiltração e problemas com uma das vigas que faz a sustentação da laje; portão da lateral da creche quebrado;

Portão quebrado - Foto: J. Sousa - RW NEWS
Portão quebrado – Foto: J. Sousa – RW NEWS

crianças que ficam na sala com retenção por grade de ferro (portão);

crianças que ficam na sala com retenção por grade de ferro (portão);
Crianças ficam na sala com grade de ferro (portão) – Foto: J. Sousa – Rw NEWS

água armazenada e com indícios de falta de tratamento, ou, de limpeza do local do armazenamento.

Imagem extraído do vídeo gravado pela Rw News no dia da visita do vereador Lilo Abençoado, mostra o descaso da atual gestão com o único brinquedo ofertado as crianças.
Vereador Lilo Abençoado, mostra o descaso da atual gestão com o único brinquedo ofertado as crianças.

Não foi encontrado um parquinho infantil que é uma áreas destinada para o lazer e diversão das crianças e são excelentes para ajudar no desenvolvimento da criança, principalmente com o convívio com outras crianças. O único brinquedo estava em péssimas condições de uso e oferecendo vários riscos de acidentes, o motivo principal é a falta de manutenção.

Imagem extraído do vídeo gravado pela Rw News no dia da visita do vereador Lilo Abençoado, mostra o vereador indicando que o extintor de incêndio está com a validade vencida há 4 anos.
Vereador Lilo Abençoado, indicando que o extintor de incêndio está com a validade vencida há 4 anos.

Na creche foi constatado que dois extintores de incêndio não estavam dentro da sua validade (vencidos há 4 anos), e outros que não estavam disponíveis na creche que decorrem da necessidade de se efetuar o combate ao incêndio imediato, enquanto são pequenos focos.

Imagem extraído do vídeo gravado pela Rw News no dia da visita do vereador Lilo Abençoado, mostra o vereador indicando que o extintor de incêndio está com a validade vencida há 4 anos.
Não existe outros extintores de incêndio na creche. Nos dois locais só existem o suporte para extintores.

As manutenções dos extintores, deveriam, no caso da creche, ser atendidas na sua plenitude, com base nas Normas Técnicas Brasileiras ABNT NBR 12962, ABNT NBR 13485, ABNT NBR 15808 e demais legislações no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Imagem extraído do vídeo gravado pela Rw News no dia da visita do vereador Lilo Abençoado, mostra o vereador indicando que o extintor de incêndio está com a validade vencida há 4 anos.
Uma das vigas de concreto está com problemas, além da infiltração na laje.

Um problema sério foi constatado com uma das vigas que faz a sustentação da laje. O mesmo coloca em cheque a segurança no que tange a segurança das crianças e dos professores e funcionários. É visível e notório a infiltração que pode ser proveniente de um problema na rede hidráulica que abastece uma caixa D’água.

Fgg
Momento em que o vereador Lilo Abençoado fiscaliza a quantidade da água.

Nas imagens registradas por J. Sousa, é possível notar que a água armazenada está com indícios de falta de tratamento, ou, de limpeza do local do armazenamento.

Fgg
A água armazenada em um reservatório da creche. Não foi informado com qual água as cozinheiras preparam os alimentos das crianças. Apenas que a creche dispõe de bebedouros para as crianças.

A Rw News entrou em contato com o diretor presidente do Sistema de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Melo, indagando-o sobre a questão da quantidade do fornecimento de água para a creche. Carlos Melo enviou um nota ao portal onde informa que o fornecimento de água, pelo autarquia (SAAE), está sendo realizado com qualidade e que não é de responsabilidade do SAAE a manutenção de reservatórios.

VEJA A NOTA DO SAAE

Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, através do setor de controle de qualidade da água, mantém as boas práticas sanitárias na operação e manutenção do sistema de abastecimento de água, aplicando um conjunto de procedimentos planejados, implantados e implementados, com o objetivo de controlar e manter a qualidade da água. Dentro do conjunto de procedimentos que asseguram a qualidade da água que chega nas residências, escolas, repartições públicas e estabelecimentos privados, estar na limpeza dos seus reservatórios, que devem ser limpos e desinfetados, por profissionais qualificados para realização da atividade, a cada 180 (cento e oitenta) dias ou após a realização de obras de reparo e sempre que houver suspeita de contaminação, bem como as tampas e outros acoplamentos devem ter tal estanqueidade de forma a impedir vazamentos, e/ou a entrada de corpos estranhos, como líquidos, poeiras, insetos e animais, no entanto tal procedimento é de responsabilidade do usuário e não da Companhia de Abastecimento de Água.

O Portal Rw News também entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal de São Cristóvão, que em nota, respondeu aos questionamentos.

VEJA NOTA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA

Nota técnica da SEMED enviada ao portal Rw News em 15/10/2019

Em atenção aos questionamentos feitos pelo Vereador Lilo Abençoado decorrente de sua visita às instalações da EMEI Carinho, no dia 11/10/2019, temos a esclarecer o que se segue:

1. brinquedos inservíveis

Em 30/09/2019, a SEMED, por meio da Portaria Nº. 291/2019, instituiu a Comissão de Patrimônio e Desfazimento de Bens Inservíveis, Antieconômicos e Irrecuperáveis em face da imensa quantidade de materiais inservíveis nos prédios circunscritos a Secretaria Municipal de Educação. Tal comissão encontrar-se em plena atuação, contudo o procedimento aludido é pautado por regras inerentes ao patrimônio público, não sendo possível seu descarte sem a integral observação das etapas e procedimentos inerentes à matéria.

2. Regularidade junto ao Corpo de Bombeiros

O processo de autorização de uma unidade de ensino demanda laudo pericial do Corpo de Bombeiros. Em razão disto, a própria SEMED solicitou a visita técnica da corporação para emitir o atestado de regularização das edificações escolares. Após este procedimento as unidades recebem o Termo de Notificação indicando as ações necessárias para a adequação e regularização dos espaços.
A SEMED já está atuando para assegurar que suas escolas possam receber o Atestado de Regularidade tendo, inclusive, já empenhadas despesas referentes à aquisição de extintores de incêndio, lâmpadas de emergência e demais equipamentos.

3. Problemas de infraestrutura

Aponta, o Ilustríssimo Vereador, a existência de infiltrações e problemas estruturais. A este respeito esclarecemos que a avaliação técnica da Engenharia da SEMED não detectou, em análise visual, risco à estrutura da unidade, todavia faremos uma inspeção com laudo pericial.

Inexiste o acesso de crianças ao portão danificado.

Inexiste as alegadas retenções de crianças com grades ferro. Existe, na verdade, portões de proteção e segurança instalados nas salas de aulas.

4. Abastecimento de Água.
A unidade é abastecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Cristóvão – SAAE, que utiliza boas práticas de qualidade na distribuição de água.

Ressalte-se, todavia, que a SEMED estabeleceu um cronograma de recuperação, readequação, requalificação, climatização dos espaços escolares, no qual a referida unidade está inserida, com início dos trabalhos de recuperação previsto para janeiro de 2020. O prédio recebe serviços de manutenção e dedetização, periodicamente, para além de visitas de acompanhamento técnico/pedagógico com vistas ao monitoramento das condições de funcionamento, qualidade, higiene e limpeza, bem como cuidados com alimentação escolar.

Registre-se, ainda, que desde o início da atual gestão municipal foram realizadas melhorias nas seguintes unidades escolares:

1. EMEF Gina Franco
2. Creche Maria de Lourdes Gomes
3. Creche Ezilde Serra Pinheiro
4. EMEF São Cristóvão
5. EMEF Lourival Baptista
6. EMEF Martinho Bravo
7. EMEF Manoel Assunção
8. EMEF Ruth Dulce
9. Escolar Rural Povoado Feijão
10. EMEI Tia Marinete
11. Conclusão da obra de construção da Quadra da EMEF Araceles Rodrigues
12. EMEF Antônio Carlos Franco (Cardoso)/ Em fase de conclusão
13. EMEF Maria Oliveira Santos (Madre Paulina/ Em fase de conclusão.

Em razão do exposto, e considerando que a educação é um bem social, acreditamos que para além de ser direito de todos e dever do estado, deve ter a colaboração da sociedade para que possamos atingir as suas finalidades, formando seres humanos melhores, contribuindo para o exercício da cidadania e qualificando-os para o mundo do trabalho.

Não negamos à existência de problemas em nossa rede, muitos deles causados por décadas de descaso e negação de direitos.

Estamos trabalhando para melhorar o cenário educacional de São Cristóvão.

Educação é tarefa de todos.
Junte-se a nós!

São Cristóvão, 15 de outubro de 2019.

Salve o Dia do PROFESSOR(A)!

QUITERIA LUCIA ARAUJO DE BARROS
Secretária de Educação

A Rw News formulou na tarde de ontem, segunda-feira (14), denúncia junto ao Conselho Tutelar do 1º Distrito solicitado ações por parte do órgão para que fiscalizem visita in loco levando ao conhecimento da justiça às irregularidades apontadas na fiscalização ocorrido na última semana.

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner