• Hoje: segunda-feira, setembro 23, 2019

Remédios estão em falta há mais de 90 dias em São Cristóvão

IMG_20190909_214847
J. Sousa
setembro09/ 2019

De acordo com informações obtidas pela RW News, na tarde desta segunda-feira (09), os medicamentos Clonazepam (gotas), de 2,5mg e Cloridrato de Fluoxetina de 20mg, ambos de controle especial com retenção de receita que constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME, estão em falta há mais de 90 dias no município de São Cristóvão, SE.

Essas medicações, que estão em falta, são fundamentais para melhor evolução e controle clínico do quadro de diversos tipos de epilepsia, distúrbios do sono, transtornos de ansiedade e afins, aos pacientes acompanhados pela Assistência Municipal de Saúde que necessitam da medicação de uso continuo. A falta de medicação prolongada pode gerar consequências clinicas severas aos paciente podendo gerar danos irreversíveis. Diante disso, é necessário que por parte da Secretaria Municipal de Saúde haja um serviço preparado para enfrentar situações de desabastecimento. Geralmente não se pode prever quando vai ocorrer, a intensidade e duração da ausência do medicamento por parte do processo de licitação. Por isso é importante que eventuais medidas sejam definidas previamente.

Ainda segundo às informações obtidas, além dessas, tem outras medicações em falta no município. O problema já foi denunciado pela Rw News ao Conselho Municipal de Saúde, mas passados meses, o portal não obteve o retorno do Conselho.

A Rw News entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura e indagou sobre o problema denunciado pelo portal. Até o fechamento desta matéria, a assessoria não se manifestou sobre o problema da falta dos remédios citados nesta matéria.

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner