• Hoje: domingo, abril 21, 2019

Prefeitura de São Cristóvão e Deso discutem retomada das obras de esgotamento sanitário

pos_5331279ae0acffeb947516ff372f5bd35c49d811d873e4_13496062
J. Sousa
janeiro24/ 2019

O prefeito Marcos Santana recebeu na manhã desta quinta-feira (24), na sala de reunião do gabinete, no Paço Municipal, o gerente da Companhia de Abastecimento de Água de Sergipe (Deso), Jorge Inácio Oliveira Rocha para discutir a retomada das obras de esgotamento sanitário na sede do município. A reunião contou com a participação de técnicos da Companhia de Abastecimento de Água de Sergipe (Deso), do secretário de infraestrutura, Edílio Soares Lima, do secretário de serviços urbanos, Genivaldo Silva dos Santos, do diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Melo, do superintendente de Trânsito e Transporte de São Cristóvão, major J. Luiz, e de representantes da Artec Construtora. No encontro foi apresentado o projeto e a extensão da obra.

Foto:
Foto: Heitor Xavier.

“É algo muito esperado e de fundamental importância do ponto de vista ambiental e de saúde pública. O município, pela primeira vez, vai acompanhar todo o processo porque anteriormente não havia uma cobrança. É importante que a população saiba que alguns transtornos serão causados, no entanto, posteriormente, teremos um salto de qualidade. No Brasil são poucos os municípios com a cobertura de saneamento ambiental que essa obra vai proporcionar para a cidade de São Cristóvão. Aproveito para destacar que esta obra foi uma condicionante da Unesco para a chancela da Praça São Francisco”, destacou o prefeito Marcos Santana.

Para o gerente da Deso, Jorge Inácio Oliveira Rocha, o diálogo com a gestão municipal vai garantir a melhor condução das obras. “Diante da importância e do investimento realizado, buscamos conversar com o prefeito Marcos Santana e sua equipe para que pudéssemos alinhar o trabalho. Toda obra de esgotamento tem uma preocupação com o meio ambiente, com a sua conclusão, nada mais vai ser lançado nos rios e a qualidade de vida da população vai melhorar. Estamos aguardando a relicenciamento da Adema (Administração Estadual de Meio Ambiente) para a ordem de serviço”.

Jorge Inácio Oliveira Rocha, gerente da Companhia de Abastecimento de Água de Sergipe (Deso)
Jorge Inácio Oliveira Rocha, gerente da Companhia de Abastecimento de Água de Sergipe (Deso) – Foto: Heitor Xavier.

De acordo com o secretário municipal de infraestrutura Edílio Soares Lima, mesmo não sendo um agente fiscalizador da obra estadual, o município irá acompanhar a execução dos trabalhos. “Qualquer município brasileiro gostaria de receber o aporte de investimento que está sendo feito pelo governo estadual e federal em esgotamento sanitário na cidade de São Cristóvão. Não é nosso papel realizar a fiscalização de uma obra do governo do estado, no entanto, como a Deso será um concessionária, o município está cobrando o projeto para poder responder a população sobre qualquer dúvida que possa surgir. Temos uma preocupação em alinhar tanto com a Deso quanto com a empresa que vai executar, para minimizar os transtornos causados”.

Edilio José Soares Lima, secretário de infraestrutura – Foto: Heitor Xavier.
J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner