• Hoje: segunda-feira, julho 16, 2018

Prefeito lança Matrícula Online das escolas de Aracaju

thumbs
J. Sousa
fevereiro28/ 2018

As longas filas nas escolas municipais para a garantia da matrícula ficaram no passado. A partir de agora, o acesso à rede de ensino de Aracaju será via online. O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, lançaram, na manhã de ontem, terça-feira (27), a Matrícula Online da cidade, o que democratiza o acesso e moderniza o processo. O projeto, inserido no Planejamento Estratégico da gestão, é mais um passo na construção da Cidade Inteligente.

“Hoje, a Aracaju Inteligente, que queremos, começa a ganhar forma e conteúdo. O lançamento da Matrícula Online é um passo muito importante neste processo. Vai facilitar a vida das mães e pais dos alunos. Agora, através do telefone celular e do computador, será possível fazer a matrícula das crianças. A gente acaba com as filas e o sofrimento de quem passava vários dias à espera de uma vaga. Acabou a via crucis da matrícula de Aracaju”, afirmou o prefeito.

De acordo com Edvaldo, com o sistema de acesso totalmente informatizado, a rede de ensino também colherá mais informações sobre os seus alunos, desde os dados referentes à Educação, bem como as condicionantes relacionadas ao benefício do programa Bolsa Família e informações sobre o calendário de vacinação. “Estou muito feliz, por este momento importante. É o primeiro passo de um salto grande. Cidade Inteligente é exatamente o que estamos fazendo ao usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.

O lançamento da Matrícula Online é o resultado de um ano de trabalho na Secretaria da Educação, a partir das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico de Aracaju. O projeto de Modernização Tecnológica e Educacional foi desenvolvido para se iniciar com o novo processo de matrícula. Com o convênio firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado para compartilhamento de fibra ótica, o projeto pode ser viabilizado. A matrícula se dará pelo portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline.

“Não teremos mais tumulto na frente das escolas. Ao acessar o portal, os pais já saberão a quantidade de vagas de cada escola. Será tão fácil quanto um clique. Não haverá mais as longas filas, nem a venda de vagas, como já ocorreu no passado. Além disso, caso a mãe e o pai não consigam a vaga pelo nosso sistema online, a Secretaria da Educação se responsabilizará por garantir o acesso do aluno”, informou a secretária Cecília Leite.

A matrícula dos alunos se inicia nesta terça-feira, primeiro para os alunos que já fazem parte da rede e que se manterão nas mesmas unidades, situação para a qual será necessário apenas que estes estudantes confirmem a permanência. A partir do dia 19 de março, começa de fato o processo de Matrícula Online, com a Transferência Interna, para quem já é aluno da rede e deseja mudar de escola. Em seguida, no dia 26, começam as matrículas para novos alunos.

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner