• Hoje: terça-feira, outubro 16, 2018

Praça São Francisco vai celebrar 8 anos de Patrimônio Cultural da Humanidade

images (3)
J. Sousa
julho31/ 2018

Acervo arquitetônico da passagem de portugueses e espanhóis por Sergipe, a Praça São Francisco, na sede municipal de São Cristóvão (SE), é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título, entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) há oito anos, será celebrado nesta dia 1° de agosto, com programação cultural organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), parceria com a Prefeitura de São Cristóvão e Comitê Gestor da Praça São Francisco.

A cidade de São Cristóvão tem fundação entre o final do século VI e início do século XVII e foi sede da Capitania de Sergipe Del Rey até o ano de 1855, quando houve a transferência da capital para Aracaju. A Praça São Francisco, localizada no Centro Histórico da sede municipal, é considerada uma das obras mais importantes do mundo e foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2010. Sua construção ocorreu durante a União Ibérica, momento em que Portugal e Espanha eram regidos por uma única coroa. Nessa praça, está localizada a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja Santa Izabel, a Santa Casa de Misericórdia, o antigo Palácio Provincial e um conjunto de residências dos séc. XVII e XIX.

Programação Oficial da Chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade

8h – Toca de sinos de todas as igrejas do Centro Histórico.
8h10 – Missa na Igreja Santa Izabel (Paço Imperial).

9h – Reunião do Comitê na Igreja Santa Izabel (Paço Imperial). Pauta: Mobilização do comitê junto à comunidade. Igreja Santa Izabel (Paço Imperial). Palestras: “A Praça da Minha Aldeia”: Historicização da Praça São Francisco por Thiago Fragata, Trabalho e Perspectivas: Comitê Gestor da Praça São Francisco bate-papo com Maíra Campos, O IPHAN e sua representatividade por Katarina Aragão e Miriam Cazzetta e Paleta de Cores: o olhar do cidadão palestra de Júnior Macário. Intervenção artística e interação da comunidade.

10h30 – Cortejo com Banda do Corpo de Bombeiros. Grupo folclórico e bolo comemorativo.

11h – Xirê – Axe Bamire Oba Fanide.

Tarde. Visita guiada às Igrejas e Museus, com mobilização do Estado e Municípios.
14h – Renantique – Música medieval & renancentista. Solenidade da Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA) – Posse de novos membros e homenagem ao Prefeito Marcos Santana e Mestre Passos. Local: Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.

15h – Exposição Traços e Retratos – Artista Gladston Barroso. Local: Museu da Polícia Militar.

17h – 10ª Mostra de Artes Visuais, com participação de Dimas Conceição– Museu Histórico de Sergipe. Local: Museu Histórico de Sergipe.

30/07 a 09/08, das 8h às 12h – Ações Didáticas no Museu – local: Museu Histórico de Sergipe.

PM/SC

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner