• Hoje: sexta-feira, dezembro 14, 2018

Milhares de fiéis lotam a cidade para acompanhar o encerramento da romaria do Senhor dos Passos

Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez.
Redação Rw News
fevereiro26/ 2018

A Procissão de Nosso Senhor dos Passos revela muito da vontade do povo em transpor o calor da devoção e da religiosidade, para atingir o ápice de sua própria fé. Na tarde do último domingo (24), milhares de romeiros se reuniram no Centro Histórico de São Cristóvão para o encerramento dos festejos centenários alusivos ao calvário de Jesus Cristo. A estimativa é que o público tenha ultrapassado 70 mil pessoas assistindo encontro simbólico de Jesus Cristo com sua mãe, Maria.

Trajando roxo, com os pés descalços, romeiros de várias cidades do estado e do país acompanharam as celebrações religiosas agradecendo às graças alcançadas, e renovando os votos de fé em Senhor dos Passos.  “A romaria de Nosso Senhor dos Passos é uma tradição secular, a partir do achado da imagem do santo, que se perpetua até hoje como o evento religioso mais importante da cidade de São Cristóvão. Por isto, a Prefeitura de São Cristóvão entende a importância e participa, fazendo o possível para que as pessoas possam ser bem acolhidas e que retornem à cidade. O turismo religioso hoje é uma atividade fundamental para vida das pessoas e São Cristóvão tem um potencial enorme que precisa ser explorado”, observou o prefeito Marcos Santana, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Adilson Júnior.

Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez.
Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez.

O Prefeito Marcos Santana fez questão de destacar o apoio do governo do estado para a realização da romaria. “É preciso agradecer o apoio dado pelo governo do estado em nome do governador, Jackson Barreto e do vice Belivaldo Chagas. Eles têm a compreensão da importância cultural e econômica da romaria tanto para a cidade de São Cristóvão quanto para o estado de Sergipe”, pontuou Marcos Santana.

O vice-governador do estado, Belivaldo Chagas (representando o governado Jackson Barreto), fez questão de acompanhar este importante evento do calendário católico sergipano. “Jamais deixaria de comparecer a esta festa, cuja religiosidade cristã se apresenta de forma absoluta. São Cristóvão recebe milhares pessoas de todas as localidades numa grande congregação. E possível mensurar a importância da festa pelo número de fiéis. Estou hoje aqui ao lado do nosso amigo e prefeito, Marcos Santana, também para agradecer e pedir ao Nosso Senhor dos Passos que ele continue a nos proteger. Parabenizo a igreja e a prefeitura pela organização e sucesso da festa”.
Entre as várias autoridades políticas presentes na Romaria de Nosso Senhor dos Passos, o deputado federal, Fábio Reis, contou que este foi o segundo ano em que ele compareceu ao evento e na ocasião enfatizou a participação dos lagartenses durante todos os dias. “Centenas de pessoas saem de Lagarto para esta romaria e isto é bonito de se ver. Estou pensando em participar do trajeto Lagarto – São Cristóvão ano que vem, juntamente com os lagartenses para sentir ainda mais esse momento de fé”, disse Fábio frisando a atuação do prefeito Marcos Santana no empenho de colocar outra vez São Cristóvão no patamar dos grandes eventos do estado. “É preciso frisar que São Cristóvão hoje tem uma nova cara, uma administração competente e responsável. O prefeito Marcos Santana tem buscado apoio dos parlamentares e nós temos respondido positivamente, pois sabemos que os recursos estão sendo bem aplicado. Os resultados já estão aparecendo e vão aparecer muito mais. Participo desta romaria com muita alegria”, finalizou o deputado federal.

Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez.
Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez.

Estiveram também acompanhando a Romaria de Nosso Senhor dos Passos: o deputado federal, João Daniel, os deputados estaduais, Silvia Fontes, Francisco Gualberto, o secretário estadual de turismo, Fábio Henrique, os vereadores sancristovenses Vanderlan Correia, Adailton Lopes, Diego Prado, Paulo Júnior, Djalma Santana, e também o ex-deputado, Wanderlê Correia, a ex-prefeita de Itaporanga, Maria das Graças Souza Garcez.

Devotos

Da janela do Museu Histórico de Sergipe, o pároco de São Cristóvão, frei Sérgio Anselmo proferiu a mensagem, que marcou o encontro das imagens de Jesus Cristo e Maria.

Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez.
Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez.

“O encontro representa a imagem de um filho justo e correto, que sonhou com um mundo diferente e por isto foi condenado injustamente, e sua mãe que era uma mulher que não possuía direitos, que não tinha o que fazer naquele momento para salvar seu filho, apenas olhar para ele e com seus olhos dizer que estava ali ao lado de seu filho. Isso quer dizer para todos nós, que apesar das adversidades, dos momentos difíceis, nós não podemos perder a fé e que devemos estar ao lado daqueles que precisam, dando voz a quem necessita de apoio. Esperamos que essa representação de fé dê ao nosso povo a libertação, que dê dias melhores”, disse.

Através de cada um dos sete passos, os devotos buscam o acolhimento da sua dor, o alcance de seus pedidos e de suas preces. Mesmo diante dos percalços que a vida lhes apresenta o fiel de Nosso Senhor dos Passos se ampara na fé, que muitas vezes é passada de mãe para filha, como contou a romeira Maria Isabel Santos, que há dezesseis anos acompanha a procissão. “Era uma tradição de minha mãe que entes de morrer pediu que eu continuasse participando da procissão de Nosso Senhor dos Passos. Ela vinha todos anos da Bahia participar.  Desde que me conheço por gente que sou devota do Nosso Senhor dos Passos. Graças a Deus e ao nosso Senhor dos Passos alcancei muitas graças”.

“Todos os anos pago a promessa e agradeço por tudo o que Nosso Senhor dos Passos já fez em minha vida e todas as graças que já alcancei. Durante a procissão uso a túnica roxa por cima da minha roupa e ao final, a deixo como forma de agradecimento”, contou Marielze Mendonça, que veio de Macambira para fazer o trajeto da imagem de Cristo pelas ruas históricas de São Cristóvão.

Romaria

Patrimônio imaterial do Estado, a romaria ocorre há mais de 200 anos, quando a imagem de Nosso Senhor do Passos foi encontrada por pescadores no rio Paramopama. A festa é uma das mais importantes expressões religiosas do Nordeste e envolve, também, trabalho voluntário.

Apoio

Além do apoio logístico da Prefeitura de São Cristóvão, através de suas secretarias, a Romaria de Nosso Senhor dos Passos contou com o apoio do Governo Estadual, Polícia Militar e Banese, além de doações de empresas privadas, entre as quais: Padaria Devina Massas; Fruteb, MW Indústria, Comércio, Distribuidora e Serviços Ltda, Loja Maçônica Sério Goldhar; Mercadão, Água Mineral Indaiá, Água Mineral São Cristóvão, Água Mineral Imperial, Água Mineral Lev, Granja Asa Branca e feirantes de Itabaiana.

Com Ascom/PM-SC

 

Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner