• Hoje: terça-feira, setembro 25, 2018

Mês da mulher é comemorado com relaxamento e massagens na MNSL

IMG_20180314_072849
J. Sousa
março14/ 2018

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), ainda comemorando o mês da mulher, realizou o evento Momentos de Relaxamento. Foram distribuídas senhas para que os funcionários acessassem as técnicas de Dryneedling, Liberação Miofacial e Auto Alongamento, que têm por objetivo aliviar as dores musculares durante o trabalho. É o que informa a fisioterapeuta Joana Monteiro Fraga, professora da Universidade Tiradentes (UNIT).

“A intenção é orientar os funcionários para que saibam como liberar dores que podem sentir diariamente durante o trabalho. Vamos ensinar como eles podem fazer essa liberação de seus pontos musculares que provocam dor”, disse Joana.

O estagiário Matheus Araújo comentou que utilizou a técnica Dryneedling, que consiste em colocar agulhas em pontos de tensão muscular ou pontos de gatilhos. “Aplicamos agulha fina no local da dor e esperamos a contração da musculatura. Em média a agulha fica no local por 5 min”, observou a fisioterapeuta.

Técnicas

Joana explicou ainda que a técnica atua especificamente no tratamento das dores miofaciais, regeneração e cicatrização de tecidos musculares, ativação neuromuscular, melhora geral da dor local e ou referida, através da introdução e manipulação de agulhas em pontos específicos.

A fisioterapeuta falou que outra técnica utilizada durante a tarde foi a Liberação Miofacial, técnica que atua mobilizando, ou através de instrumentos, a fáscia muscular e tem como objetivo aliviar a dor, restaurar função e mobilidade; corrigir sequelas de traumas físicos e emocionais.É uma técnica muito utilizada na fisioterapia, que busca relaxar a musculatura e distensionar as fáscias. Essa técnica reduz ou elimina aderências que causam dor, rigidez, fraqueza ou disfunções físicas.

Flexibilidade

O terceiro grupo ficou com o exercício de auto alongamento que é um tipo de exercício de flexibilidade que a pessoa pode realizar sozinho, após receber orientações de um profissional Fisioterapeuta.

“Quando feito de forma adequada, os alongamentos trazem benefícios, como redução das tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; previnem lesões, ativam a circulação sanguínea e preparam o corpo para atividades físicas e jornadas longas de trabalho”, disse Joana.

“A priori achei a iniciativa da instituição muito boa, é uma forma de não só agradar os funcionários como reconhecer que todo mundo precisa de um momento desse. Eu particularmente gostei muito da técnica utilizada que foi a Miofascial”, disse a secretária de Coordenação Administrativa, Naldiceia Correia Sandes.

A assistente Técnico Míriam da Silva ressaltou que voltou da massagem renovada, “Achei essa proposta no mês das mulheres muito interessante porque vivemos num ambiente de trabalho estressante e uma massagem alivia muito essas tensões”, disparou.

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner