• Hoje: terça-feira, abril 24, 2018

Maior empresa em turismo religioso do país neste segmento visita São Cristóvão

Fotos: Danielle Pereira
Redação Rw News
julho09/ 2017

Na tarde da ultima sexta-feira (07), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, acompanhado do vice-prefeito, Adilson Junior, do presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Gaspeu Fontes e do secretário estadual de turismo, Fábio Henrique, recebeu membros do trade de turismo do estado e da direção da maior empresa de turismo religioso do país, Catedral Viagens. A intenção da visita foi de conhecer as potencialidades do município, com perspectivas de inclusão de São Cristóvão dentro das rotas nacionais e internacionais do turismo religioso.

O prefeito apresentou para a comitiva, alguns pontos de representação religiosa do município. “Dentro de nosso programa de gestão, temos um projeto de valorização do turismo religioso. A vinda da maior empresa deste segmento no Brasil vem reforçar nosso plano de preparação da cidade para receber o turista e abrir um roteiro dentro do segmento religioso. São Cristóvão precisa restabelecer sua vocação para o turismo. Precisamos capacitar a população e promover a vinda de turistas. Consequentemente, isso ocasionará a geração de renda local e o resgate da autoestima dos sancristovenses. A comunidade precisa ser estimulada a se preparar para receber os visitantes. E a nossa gestão tem a missão de prepará-la para esta ação”, enfatizou Marcos Santana.

O diretor da Catedral Viagens, Claudemir Carvalho, avaliou a visita à São Cristóvão como positiva e disse que, mesmo com a necessidade de melhoramentos, como restauro de espaços físicos e capacitação de pessoas existe sim a possibilidade de incluir São Cristóvão nos roteiros de viagens. “Fiquei muito satisfeito com o que vi aqui e me apaixonei pela riqueza arquitetônica. Se o prefeito quiser, a nossa empresa adota três ou quatro guias para um curso completo de formação e penso que podemos incluir Sergipe no roteiro do turismo religioso, agregando-o ao pacote turístico da Bahia. Assim, incluiremos as cidades de São Cristóvão, Aracaju e Laranjeiras no roteiro. O foco da rota seria a caminhada da Irmã Dulce. A grande surpresa seria começar o roteiro turístico por onde ela começou sua trajetória (Sergipe) e terminar por onde ela terminou sua missão (Bahia)”, explicou o empresário.

De acordo com o Ministério do Turismo, o segmento religioso movimenta R$ 15 bilhões de reais, e atrai quase 17 milhões de pessoas anualmente para o Brasil. O vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Junior, destacou a importância de incluir São Cristóvão neste contexto. “O município tem o desafio de se restabelecer no roteiro nacional do turismo e atrair turistas para conhecer nossos espaços históricos e nossas belezas naturais. Temos um potencial maravilho que pode gerar renda e melhorar a vida das pessoas”, frisou.

A visita da comitiva aconteceu após uma audiência pública sobre Turismo Religioso, realizada na manhã de ontem, sexta-feira, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) coordenada pelo deputado Moritos Matos. O parlamentar esteve presente na visita a São Cristóvão e explicou que o Projeto de Lei de nº 26/2017, que dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe inclui não só a religião católica, mas também outras denominações de fé. “Este seguimento não é explorado em Sergipe. Para tanto, precisamos preparar e integrar a comunidade, capacitar os guias, atrair os turistas e recebê-los bem. É uma junção de esforços para fomentar e colocar Sergipe nessa rota promissora que movimenta bilhões. Precisamos colocar Sergipe nesse roteiro”, enfatiza o deputado.

O secretário estadual de turismo, Fábio Henrique, participou da visita e destacou a potencialidade turística do município. “São Cristóvão tem uma beleza natural, e grandes obras arquitetônicas. O governo de Sergipe, juntamente com a gestão municipal, está empenhado em fortalecer o turismo. Conseguimos verba para quatro projetos de reforma e requalificação das áreas do Cristo Redentor, Rodovia João Bebe Água (SE-065), Catamarã e Bica – importantes espaços turísticos da cidade”, informou o secretário de turismo.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água, Gaspeu Fontes, em agosto, São Cristóvão receberá membros da Associação de Jornalistas de Turismo para conhecer e promover as potencialidades do município. “Temos potencial para o turismo religioso, ecológico e cultural que pode movimentar bastante a economia do município. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas estamos empenhados nesta missão”, concluiu.

 

Da Redação com Ascom/PMSC

 

Fotos: Danielle Pereira

Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner