• Hoje: sexta-feira, abril 19, 2019

Ibama e Sema realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

images (2)
J. Sousa
março19/ 2019

Ibama e Sema/SE realizam atividades educativas para o público infantil em comemoração ao Dia Mundial da Água

O Ibama e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracajú (Sema) realizarão de 20 a 22 de março no Teatro Encantado do Shopping Rio Mar atividades educativas para crianças de instituições sociais e escolas públicas de Sergipe em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03). O objetivo é chamar a atenção do público infantil para a importância do defeso do caranguejo-uçá e do uso correto da água.

Os participantes poderão interagir com o Uçazinho, mascote do evento; ouvir histórias; conhecer as ações do Ibama; visitar exposições de fauna típica do manguezal e de mamíferos aquáticos; participar de oficinas de papel, reciclagem e atividades com a Bolha de realidade virtual da Sema; assistir a sessões de cinema organizadas pela Universidade Tiradentes (Unit); e desenhar.

O Grupo Teatral da Secretaria de Meio Ambiente apresentará peça baseada no livro Uçazinho, da autora Fernanda Regina Figueiredo de Araújo, publicado pelo Ibama em 2013.

Integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa para o Desenvolvimento de Políticas Aquáticas Sustentáveis, da Universidade Federal de Sergipe, apresentarão informações sobre a importância do defeso, época em que o caranguejo-uçá se torna mais vulnerável à captura.

Defeso

O defeso do caranguejo uçá é fundamental para a manutenção de estoques da espécie. Nesse período, conhecido como andada, machos e fêmeas deixam as tocas para acasalar.

Em Sergipe, o defeso acontece de janeiro a março, duas semanas por mês. Durante sua vigência, só podem ser comercializados os produto que já estavam em estoque. A captura é proibida.

O descumprimento da norma pode resultar em multas e apreensão da mercadoria.

O Ibama recebe denúncias pelo telefone 0800 61 8080.

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner