• Hoje: segunda-feira, dezembro 11, 2017

Huse: nova radioterapia começará a funcionar em dezembro

Geraldo Pires Fotógrafo da ASCOM SES (79) 99811-8111 e  Whatsapp 99144-9900
Redação Rw News
novembro17/ 2017

Segundo o secretário, a fila para o tratamento será zerada

 

E a atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) dá mais uma boa notícia que é esperada ansiosamente há anos pela população: a nova radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) começará a funcionar no próximo mês. O secretário da Saúde, Almeida Lima, fez o anúncio nesta sexta-feira, 17, e ressaltou a importância da nova unidade para o tratamento dos pacientes com câncer.

 

“O acelerador linear da nova radioterapia do Huse já foi instalado, está em fase de testes e em dezembro o equipamento começará a operar. Assim, gradativamente, iniciaremos os atendimentos aos pacientes. Com muito empenho e vontade de melhorar a saúde pública de Sergipe, conseguimos importar o aparelho do Canadá e daremos uma nova realidade ao tratamento dos pacientes oncológicos”, disse.

 

O secretário assegurou ainda que, com a nova unidade de radioterapia do Huse, a fila para o tratamento será rapidamente zerada. “No hospital, hoje, funciona uma radioterapia e quando assumimos a pasta o equipamento estava quebrado e existia uma fila de 600 pessoas a espera do tratamento. Então, imediatamente recuperamos o aparelho que, inclusive, parou de quebrar, e conseguimos diminuir a fila para 142 pacientes. E com a nova unidade, duplicaremos os atendimentos e vamos zerar esta fila em pouquíssimo tempo. Com certeza, a ampliação da radioterapia é um marco na saúde pública de Sergipe e isso prova que estamos no caminho certo”, declara Almeida Lima.

 

Acelerador linear

O aparelho é um acelerador linear CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais).

 

Da Redação com SES

Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner