• Hoje: segunda-feira, abril 23, 2018

Gestores recebem orientação sobre Ensino Médio Inovador

grande-184778
Redação Rw News
janeiro10/ 2018
O encontro aconteceu no auditório da DEA

Professores, diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos das Diretorias Regionais das 14 unidades escolares que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI se reuniram na manhã desta quarta-feira, 10, para receberem as orientações pedagógicas e financeira acerca da implementação do programa. O encontro aconteceu no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

 

Na oportunidade, houve a apresentação do documento elaborado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que consta as orientações pedagógicas para o Programa Ensino Médio Inovador na Rede Estadual de Sergipe.

 

Segundo a diretora do Departamento de Educação (DED), Gabriela Zelice, este conteúdo foi compartilhado com outras redes estaduais para ser utilizado como modelo.

 

“O Programa Ensino Médio Inovador nasceu em 2009 e tem como intuito fomentar a educação em tempo integral. Ele trata da flexibilização curricular. A iniciativa tem dado uma resposta positiva para a comunidade escolar. Todas as conquistas que Sergipe teve, no que diz respeito as orientações pedagógicas e ao uso dos recursos financeiros, deve-se ao envolvimento e comprometimento  da equipe da Semed”, comentou.

 

A coordenadora da Semed, Gilvânia Guimarães, destacou que a Seed oferece toda a orientação pedagógica para a implementação da iniciativa no Estado. “A Secretaria celebra por ter aumentado o número de escolas que receberam recursos do Ensino Médio Inovador, mais 14 unidades escolares aderiram ao Programa. Essas escolas terão a oportunidade de repensar a prática pedagógica, inovando as ações com o foco no redesenho de um currículo para aumentar o número de matrícula, favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Até o momento o investimento em Sergipe ultrapassa o valor de R$ 1,6 milhão”, afirmou.

 

A gerente de gestão educacional da Assessoria de Planejamento (Asplan), Julita Batista da Cruz Lopes, comenta que o encontro é de suma importância. “Além das discussões pedagógicas, os educadores recebem a orientação destinadas a execução financeira dos recursos destinados ao Programa”, informou. “Dessa maneira, será possível utilizar os recursos de forma adequada para desenvolver os projetos que estão contidos na proposta de redesenho curricular”, complemento.

 

Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI configura-se como um indutor para repensar as ações pedagógicas desenvolvidas pelas escolas, objetivando garantir um ensino de qualidade e o estímulo necessário aos jovens para a conclusão do Ensino Médio.  O Programa está alinhado às diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e o Plano Estadual de Educação (PEE).

 

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível, que atenda às expectativas e necessidades dos estudantes e às demandas da sociedade atual. Desse modo, busca promover a formação integral dos estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovam a educação científica e humanística, a valorização da leitura e da cultura, o aprimoramento da relação teoria e prática, a utilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de metodologias criativas e emancipadoras.

 

As ações propostas contemplam as áreas do conhecimento a partir do desenvolvimento de atividades nos seguintes Campos de Integração Curriculares (CIC): acompanhamento Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática); Iniciação Científica e Pesquisa; mundo do Trabalho; Línguas Adicionais/Estrangeiras; Cultura Corporal; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital; Protagonismo Juvenil.

 

Da Redação com SEED

Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner