• Hoje: quarta-feira, julho 18, 2018

Fundação João Bebe-Água realiza aula inaugural de cursos voltados ao turismo

phpThumb_cache_www.saocristovao.se.gov.br_src8f91b7f18956f131996e64108cd603f0_parde53b6ede8c6b8e91f2d7d859ea4001f_dat1499273290
Redação Rw News
julho06/ 2017

Os sancristovenses inscritos nos cursos de Informações Turísticas e Cozinheiro Básico participaram na manhã desta quarta-feira (5) de uma aula inaugural, realizada no Lar Imaculada Conceição, no Centro Histórico. Organizada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água, a atividade foi idealizada com o objetivo de contribuir na formação dos que atuam no circuito turístico, visando melhorar cada vez mais o atendimento e a receptividade a quem visita o município. A proposta é também a de ofertar novas possibilidades profissionais à população local.

 

Presente à aula inaugural, o presidente da Fundação João Bebe-Água, Gaspeu Fontes, destacou que um dos principais objetivos da iniciativa é capacitar quem está diretamente ligado à atividade turística, para que possa receber adequadamente quem visita São Cristóvão. “Temos que estar preparados para recepcionar bem o turista, com informações históricas completas, presteza, gentileza e educação. Este é um segmento fundamental para a nossa cidade, que movimenta a economia e pode ser uma importante fonte de renda para o sancristovense”, avaliou.

 

Segundo o coordenador de Turismo da Fundação João Bebe-Água, Pedro Renngo, foram disponibilizadas 50 vagas, 25 para cada área, com carga horária de 160 horas, num total de 40 dias de curso. As aulas serão realizadas no Museu Histórico de Sergipe e na sede do Instituto do Patrimônio  Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Centro Histórico, e iniciam na próxima segunda-feira, 10. “A expectativa é contribuir para a capacitação dos que integram a cadeia produtiva do turismo, facilitando a inserção no mercado de trabalho, além de avançar na qualidade do serviço prestado”, destacou.

 

Construir possibilidades

 

Também presentes à aula inaugural desta manhã, as representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Renata Priscila Ferreira e Gilnar Amorim, valorizaram a iniciativa- o órgão é um dos parceiros da atividade e será responsável pela parte pedagógica. “A nossa proposta é desenvolver o trabalho com o olhar voltado ao depois, ou seja, de fato construir possibilidades que possam movimentar o turismo no município”, explicou a instrutora Gilnar Amoriam, responsável pelo curso de Informações Turísticas.

 

“Serão três módulos de aulas teóricas e práticas, incluindo uma língua estrangeira (inglês básico). O foco será a formação para o mercado de trabalho no eixo do turismo, valorizando a cultura e as potencialidades do município”, complementou a coordenadora pedagógica da Unidade Móvel do Senac, Renata Ferreira.

 

As parcerias incluem ainda o Governo de Sergipe e a Secretaria de Estado do Turismo, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A cidade de São Cristóvão foi contemplada no Prodetur/SE por fazer parte do Polo Costa dos Coqueirais. A iniciativa também conta com o apoio do Iphan e do Museu Histórico de Sergipe.

 

“Tempos Novos”

 

Esses cursos estão dentro do programa municipal “Tempos Novos”,  que tem como objetivo investir na qualificação profissional através das políticas públicas de trabalho e geração de renda. A solenidade de lançamento do programa será no próximo dia 19 de julho, no Lar Imaculada Conceição, no Centro Histórico, às 9h.

 

Com a iniciativa, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão tem o objetivo de ofertar ao cidadão sancristovense- adolescentes em idade permitida (16 anos), jovens e adultos- oportunidades de formação em diferentes áreas, na perspectiva de contribuir para a inserção no mundo do trabalho. “Tempos Novos” terá à frente a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, que atuará em conjunto com as demais pastas municipais e buscará parcerias, tanto na esfera governamental quanto nas instituições voltadas à capacitação e qualificação profissional.

 

Da Redação com Ascom/PMSC

Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner