• Hoje: quarta-feira, abril 25, 2018

FIM DOS TEMPOS? Nova previsão aponta que o mundo vai acabar este mês

IMG_20180416_090904
J. Sousa
abril16/ 2018

Será que dessa vez as previsões vão se concretizar e uma catástrofe está próxima?

As teorias de uma possível catástrofe natural que poderia levar ao fim do mundo e a extinção de todas as espécies existentes, de vez em quando vêm à tona e ganham força nas mais variadas formas.

Das mais científicas às mais místicas, uma coisa é certa: quem nunca se perguntou que loucura seria capaz de fazer antes de tudo se acabar? Agora, uma previsão divulgada em reportagem do portal britânico EXPRESS, sugere uma nova data para o fim dos tempos: 23 de abril.

Mas, o que afinal seria responsável pela destruição de nosso planeta segundo quem acredita nessa teoria? Fomos atrás dessa resposta.

Desde de muito novos aprendemos que o nosso planeta tem em sua superfície mais água do que terra, além de estar em constante transformação. Cientistas estimam que cerca de 65 milhões de anos atrás uma grande catástrofe foi responsável pela extinção dos dinossauros, como afirma o National Geographic.

Segundo a publicação, as causas concretas da extinção dos dinossauros dividem opiniões, mas duas teorias são bastante recorrentes entre os estudiosos. A primeira dela seria do impacto provocado por um cometa ou asteróide que teria se chocado com nosso planeta. A outra teoria forte do que teria sido o fim do mundo para os dinossauros diz que a forte atividade vulcânica é que provocou a extinção da espécie.

Se por um lado a extinção dos dinossauros é um dos episódios catastróficos mais enigmáticos para a ciência, por outro, ao longo da história da humanidade, várias outras teorias tentaram prever o que poderia representar uma ameaça à espécie humana.

Escritura sagrada dos cristãos, a Bíblia, relata pelo menos duas vezes o fim do mundo: a primeira no livro de Gênesis com a história de Noé, que teria construído uma arca a pedido do próprio Deus para salvar sua família e espécies de animais do dilúvio que destruiria a Terra. A outra passagem sobre o fim dos tempos na Bíblia acontece no livro do Apocalipse que, segundo a crença, narra fatos que ainda estão por acontecer: seria o fim do mundo em uma batalha definitiva do bem contra o mal.

Uma antiga teoria sobre o fim do mundo teria sido anunciada pelo astrólogo e matemático alemão Johannes Stöffler. Segundo a Enciclopedia Britannica, ele previu que o mundo chegaria ao fim em 1524 graças a uma grande inundação em função do alinhamento dos planetas. Outra teoria dava conta de que o mundo iria acabar em 1666, fortalecido pela representação do número ‘666’ atribuído – por muitos – à besta do Apocalipse relatada na Bíblia, conforme mostrou o National Geographic.

Ainda no ano de 1666, essa teoria foi reforçada por um grande incêndio que atingiu a cidade de Londres, fato que foi relatado em detalhes pela BBC. Em 1910 a notícia da passagem da Terra pela cauda do cometa Halley, trazia a preocupação do fim dos tempos graças ao risco de uma contaminação fatal, como mostrou o The Guardian.

Outra teoria sobre o fim do mundo ficou famosa nos anos 70, graças ao escritor Hal Lindsey e seu livro ‘Late Great Planet Earth’, que previa o Apocalipse para 1988, de acordo com a Time. Uma das mais famosas teorias do fim do mundo foi de Nostradamus, que profetizou a chegada de um grande Rei do Terror ao mundo em agosto de 1999, como mostra em detalhes o The Washington Post.

O final do século XX foi mesmo movimentado em termos de previsões do fim do mundo. Quem não se lembra do famoso BUG do milênio em 2000? A preocupação girava em torno dos sistemas que interpretavam apenas dois dígitos com relação ao ano. Com isso, havia a teoria de que ao invés de virar para 2000, o sistema voltaria para 1900 deixando tudo fora de controle. Inclusive houve quem acreditasse que isso provocaria panes capazes de gerar um apocalipse no planeta, como mostra a Time.

Onze anos depois, em 2011, seria a nova provável data de fim do mundo de acordo com as previsões de Harold Camping. Ele morreu em 2013, porém, sem testemunhar o apocalipse, como noticiou o The New York Times. Em 2012 uma forte teoria de fim dos tempos conquistou espaço na mídia internacional. Tratava-se de uma previsão dos maias, civilização pré-colombiana que ocupava territórios que hoje fazem parte da América Central.

As previsões estavam ligadas ao calendário maia e, na época, foram bastante reforçadas pelas agitações que aconteciam no mundo: furacões e tensões no Oriente Médio, como mostrou a BBC. Do já falecido místico russo, Grigoriy Rasputin, veio uma nova previsão do fim dos tempos. Segundo ele, seria no ano de 2013 quando uma terrível tormenta atingiria a Terra. A teoria foi divulgada pelo portal Pravda Report.

2016 foi o ano em que o grupo cristão chamado “The End Times Prophecies” acreditava que os pólos magnéticos da terra sofreriam uma grande mudança provocando a extinção da raça humana, como mostrou o The Telegraph. Para além de tantas teorias e profecias, esse assunto, aliás, já foi diversas vezes retratado no cinema em filmes como ‘Independence Day’ (1996) ou ‘O Dia Depois de Amanhã’ (2004).

Agora, em 2018, o fim do mundo voltou à tona graças a uma teoria que foi divulgada pelo portal britânico EXPRESS. A previsão é de David Meade, um já famoso escritor ligado a teorias do fim do mundo. Ele é autor do livro “Planet X — The 2017 Arrival”. Segundo a teoria de David Meade, a Terra seria atingida por um planeta apelidado de ‘X’. A previsão ganhou força, quando a NASA descobriu um novo planeta chamado de Planet Nine, como informou o The Sun.

As previsões de David Meade mesclam essa teoria astronômica com as crenças ligadas à passagens da Bíblia, especialmente do livro do Apocalipse, como mostra a publicação do EXPRESS. Fenômenos astrológicos como o alinhamento do sol, da lua e do planeta Júpiter no signo de virgem também são usados pelo escritor para afirmar sua teoria de que o planeta ‘X’ ou ‘Nibiru’ vai atingir a Terra inaugurando um período de grandes transtornos.

Segundo a teoria de Meade, descrita em outra publicação do The Sun, o fim dos tempos vai começar com um arrebatamento dos escolhidos em 23 de abril desse ano, inaugurando um período de tormenta na Terra com guerras e o domínio do ‘anticristo’. A agência espacial americana, porém, desmentiu a existência do chamado Planeta ‘X’ mencionado por David Meade, de acordo com a publicação do EXPRESS. E você, acredita que o fim está próximo ou acha que não passa de mais uma teoria da conspiração sobre o Apocalipse?

Créditos: Oumarizalense

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner