• Hoje: segunda-feira, dezembro 11, 2017

Estado de Sergipe ocupa 3º lugar em suicídios no país

IMG-20170905-WA0030
Redação Rw News
setembro05/ 2017

Ao falar sobre o assunto, parlamentar apela para que Alese ceda espaço para o CVV.

 

Lembrando o Setembro Amarelo, movimento de conscientização nacional contra a prática do suicídio, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) lembrou que Sergipe é o terceiro Estado em número de suicídios no país. Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, ela lembrou que dados do Ministério da Saúde apontam que, a cada uma hora, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Nesse mesmo período, outras três tentam se matar.

 

Em contrapartida, ressaltou Maria, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 90% dos casos podem ser prevenidos, se quem está em situação de risco receber a devida assistência.  “A taxa de suicídio é maior do que os casos de AIDS e câncer. Essa realidade continua sendo um assunto invisível, fora do radar da sociedade; um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto por medo ou desconhecimento”, lamentou a deputada, conclamando seus pares e a sociedade, de modo geral, para um comprometimento com a “valorização do próximo e a vontade de servir ao irmão”.

 

Em sua fala, Maria aproveitou para apelar à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, no sentido de viabilizar um espaço para que os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) possam atuar de forma mais estruturada. “O CVV cumpre esse papel de apoio, de oferecer uma palavra amiga a quem, num ato de desespero, tenta ceifar a própria vida”, afirmou a deputada, lembrando que a entidade atua em Sergipe há dez anos, mas funciona precariamente em uma sala do prédio da Polícia Militar. “É preciso que esta Casa disponibilize, de forma imediata, a sala prometida para que os seus colaboradores possam atuar e dar continuidade a este trabalho que salva tantas vidas”, afirmou, destacando os mais de 100 mil atendimentos já ofertados pela entidade no Estado.

 

Para Maria, é preciso esclarecer a população sobre situações que podem levar alguém a tirar a própria vida. Para ela, é importante falar sobre os possíveis sinais de alerta e onde procurar ajuda, em caso de necessidade. “Esse é um assunto que tem que ser tratado com naturalidade, nos mais diversos setores da sociedade”, afirmou a deputada, destacando que o CVV atende gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo. O atendimento é feito por telefone, e-mail, chat e skype, 24 horas todos os dias, em todo o Brasil. Em Sergipe, o serviço também está disponível pelos telefones 0800 284 44 56 e 3213-7601 diariamente, das 8h às 22h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Redação Rw News

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner