• Hoje: domingo, dezembro 16, 2018

Defesa Social desenvolve práticas esportivas junto a população em situação de rua

IMG_20180705_215802
J. Sousa
julho05/ 2018

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), iniciou nesta quinta-feira, 5, mais uma atividade de cunho socializador e cidadão junto às pessoas que são atendidas pelo Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Todas as terças e quintas-feiras, sempre no período da manhã, guardiões que atuam no Centro de Treinamento da GMA realizarão atividades físicas e esportivas junto a essa parcela da população.

coordenador do Centro de Treinamento da GMA, Fábio André, a iniciativa surgiu para
Coordenador do Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju, Fábio André. –  Foto: Ascom/GMA

A atividade faz parte das ações inclusivas realizadas pela Prefeitura de Aracaju através da Semdec. De acordo com o idealizador do projeto e coordenador do Centro de Treinamento da GMA, Fábio André, a iniciativa surgiu para suprir a carência de atividades de cunho esportivo. “Observando a carência de atividades físicas e esportivas ofertadas às pessoas em situação de rua, nós planejamos em conjunto com a coordenação do Centro POP, uma ação que ocorrerá duas vezes por semana. Realizaremos atividades físicas com eles, a exemplo da ginástica funcional e futebol”.

Foto: Ascom/GMA
Foto: Ascom/GMA

Luan Rodrigo é uma das mais de 100 pessoas que frequentam o Centro POP diariamente. Hoje, teve a oportunidade de interagir com os demais usuários do espaço através do futebol. “Achei a atividade ótima, maravilhosa. É bom porque a gente distrai a mente e tem a chance de esquecer um pouco o que a gente sofre na rua. Aprovo demais o que está sendo feito aqui”.

Edilberto Filho, coordenador do Centro POP - Foto: Ascom/GMA
Edilberto Filho, coordenador do Centro POP – Foto: Ascom/GMA

O Centro POP de Aracaju atende uma média diária de 110 pessoas ofertando serviços especializados, atendimentos individuais e coletivos, oficinas e ações que visam a participação social para as pessoas que estão nas ruas e as que sobrevivem das ruas. Edilberto Filho, coordenador do Centro POP, é um entusiasta do envolvimento da Guarda Municipal em atividades voltadas para essas pessoas. “Ações como essa permitem um novo olhar da população em situação de rua em Aracaju em relação à Guarda Municipal. Retirando a imagem de instituição repressora e mostrando-a como acolhedora. Esses dois verbos falam muito forte. Tirar a repressão e trazer o acolhimento a partir de atividades lúdicas e esportivas. Essa atividade em conjunto com a Guarda Municipal mostra que ela acolhe, educa e transforma, garantindo um novo significado à presença da GMA aqui no Centro POP”, destaca o coordenador.

Créditos: ASCOM/GMA e ASCOM/PMA

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner