• Hoje: sábado, novembro 17, 2018
SSP

Cope detalha operação que desarticulou grupo envolvido em roubo à agência bancária em Itabaianinha

IMG-20180905-WA0041
J. Sousa
setembro05/ 2018

_Investigadores apreenderam oito armas de fogo, coletes balísticos e munições. No confronto, oito assaltantes morreram_

Em entrevista coletiva realizada durante a manhã desta quarta-feira, 5, a Polícia Civil, por meio do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), forneceu detalhes sobre as investigações do assalto a uma agência bancária no início de agosto, em Itabaianinha. Na operação deflagrada na tarde da terça-feira, 4, sete homens morreram em confronto com as equipes e uma mulher foi presa.

De acordo com a delegada Mayra Evangelista, homens armados invadiram a unidade bancária e agrediram clientes para tentar roubar dinheiro dos caixas. Logo após o crime, a polícia já tinha pista dos autores. Com a divulgação das imagens de câmeras de segurança, divulgação na imprensa e denúncias anônimas e apoio da Divisão de Inteligência (Dipol) foi possível identificar os envolvidos e evitar que uma nova investida criminosa fosse realizada.

“A operação na tarde de ontem é fruto de uma investigação que teve início com o assalto a uma instituição financeira no início de agosto, onde usuários e funcionários foram rendidos. A partir desse fato, iniciou-se as investigações pelas equipes do Cope, que progrediram com a identificação dos acusados. Com isso, chegou-se a um grupo em que o líder tinha como objetivo ataques a instituições financeiras, inclusive sendo responsável por um crime idêntico em 2016″, detalhou a delegada.

No curso das investigações, identificou-se que o grupo estava se preparando para atacar um carro forte que estava a caminho de uma agência bancária em Japaratuba. Diante das informações, as equipes localizaram os integrantes da associação criminosa, que ao perceberem a presença dos policiais entraram em confronto. Na operação, sete homens acabaram indo a óbito e uma mulher, identificada como Tainá do Nascimento Felix, foi presa.

Foto: SSP/SE
Foto: SSP/SE

“Na tarde da terça-feira, quando apurou-se que eles estavam programados para atentar contra um carro forte em Japaratuba, organizou-se rapidamente a operação policial para que evitasse que isso viesse a acontecer. A mulher confessou a participação na quadrilha, disse que recebia para fazer o transporte das armas, esclareceu a participação dos integrantes e confirmou que a intenção do grupo na cidade de Japaratuba era de fato assaltar um carro que estaria abastecendo uma das instituições financeiras daquela cidade”, complementou.

Imagem: SSP/SE
Imagem: SSP/SE

Entre os integrantes da associação criminosa foram identificados Caio Santos Soares, 19 anos; Wesley Santana Oliveira, 21; Pedro Santana dos Santos, 25; Nicacio Santos de Araujo, 25; Welleson Santos Souza, 22; Jerlan Carlos dos Santos Silva, 18; Pedro Santana dos Santos, 25. Outro envolvido ainda está sem identificação no Instituto Médico Legal (IML), mas a informação preliminar do Cope é de que seria um foragido do estado da Bahia. Na segunda-feira, 3, um membro do grupo reagiu a abordagem e veio a óbito em Laranjeiras. As investigações também apontaram que integrantes da quadrilha possuíam contato com outros grupos criminosos e estavam envolvidos em roubos a táxis na capital e no interior do estado.

Foto: SSP/SE
Foto: SSP/SE

No total, oito armas de fogo, coletes balísticos e munições foram apreendidos. O inquérito continua para apurar a participação de outros envolvidos no crime e remeter a investigação para o Poder Judiciário.

SSP/SE

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner