• Hoje: domingo, dezembro 16, 2018

Arte, cultura e gastronomia de São Cristóvão compõem feira instalada no hall do TCE

IMG_6974
J. Sousa
dezembro05/ 2018

Uma feirinha nos moldes das existentes nas praças do interior sergipano ficará montada no Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) nestas terça, 4, e quarta-feira, 5. A iniciativa da Feira Cultural e Artesanal tem o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast) e Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foto: DICOM/TCE Sergipe
Foto: DICOM/TCE Sergipe

Doces em compotas, queijadinhas, bijuterias, produtos em couro e xilogravuras são alguns dos produtos são-cristovenses à venda. A abertura da feirinha coincide com o início das comemorações do Natal, possibilitando aos servidores do TCE garantirem os presentes natalinos com o devido valor afetivo que um produto artesanal carrega, além de serem originários de uma cidade já consagrada pela sua arte e história.

Colaboradora do setor de licitações do TCE, Leila Zilene acompanhou a apresentação de dança “Mãos que pensam, corpo que fala”, da academia Só Dança e fez compras nas barraquinhas. “Eu sempre vou a São Cristóvão comprar comidas típicas que adoro. Hoje comprei os biscoitinhos bricelets. Sempre estou presente nas atividades lúdicas do Tribunal; essa está linda, mostrando a diversidade e beleza de São Cristóvão”.

Foto: DICOM/TCE Sergipe
Apresentação de danca ‘Mãos que pensam, Corpo que Fala da Academia Só Dança – Foto: DICOM/TCE Sergipe

O conselheiro presidente Ulices Andrade esteve presente na abertura e ressaltou que os artesãos são promotores de cultura, transmitindo por gerações valores e práticas que “constroem o caráter de uma sociedade”. Além disso, vê a ocasião como uma oportunidade para os servidores conhecerem mais sobre a cultura e tradição do estado.

Foto: TCE Sergipe
Foto: DICOM/TCE Sergipe

“Estamos diante de parte expressiva do nosso acervo cultural, exercitando, juntos, o melhor da nossa própria e singular sergipanidade. No início da presidência falei que pretendia estreitar os lações do Tribunal com as prefeituras, dentro dos nossos deveres constitucionais. Isto que acontece hoje é uma demonstração que estamos abertos aos municípios. Sejam todos bem-vindos e desfrutemos todos desta oportunidade”, concluiu.

Foto: DICOM/TCE Sergipe
Foto: DICOM/TCE Sergipe

O evento também contou com a participação do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. “Nossa cidade tem a arte e a história como vocação. A sua beleza arquitetônica é destaque, mas também ressaltamos o que se produz na nossa cidade. Estamos divulgando São Cristóvão para o Brasil inteiro, nossa história, nosso festival, nossa cultura, agradeço ao Tribunal por fazer parte dessa missão”.

Também estiveram presentes o conselheiro Carlos Pinna de Assis, e a conselheira Susana Azevedo; Thamires Fontinele, representante o Iphan; Neusa Malheiros, representando a Semast; e Everaldo Fontes, presidente da Fundact.

Créditos: DICOM/TCE

J. Sousa

Your email address will not be published. Required fields are marked *

big banner